quarta-feira, 8 de setembro de 2010

DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO

HOJE É O DIA INTERNACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO


Hoje, 8 de Setembro, comemora-se o Dia Mundial da Alfabetização, dedicado a uma reflexão sobre um grande mal no planeta, que são as altas taxas de analfabetismo.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da UNESCO, com o objectivo de tentar reduzir os índices de analfabetismo em todo o mundo, desenvolvendo vários projectos sociais nesse sentido.

Criada em 1945, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, se comprometeu a diminuir os índices de analfabetismo no mundo, pois nos países subdesenvolvidos cerca de 25% de adultos e crianças não sabem ler e escrever, chegando a um total de novecentos milhões de pessoas.

Alfabetização é o processo que orienta uma pessoa a identificar códigos alfabéticos escritos, que formam palavras, tornando-a um leitor. Saber ler e escrever é importante para um cidadão, pois esse deixa de ser dependente dos outros, passa a entender o mundo que o cerca de forma mais ampla.

O analfabetismo incapacita a pessoa de adquirir conhecimentos sobre tudo, inclusive sobre a saúde. Uma pessoa que não sabe ler e nem escrever é mais propensa a ter problemas de saúde e, consequentemente, tenderá a não procurar ajuda médica, porque não sabe do que se trata.

A UNESCO se comprometeu a diminuir os índices de analfabetismo no mundo.

O índice de cidadãos alfabetizados de um país indica o nível de desenvolvimento do mesmo.

Fonte: http://www.portalangop.co.ao.motix/

Infelizmente a meta da ONU ainda nao foi alcançada. Há muito o que se fazer ainda pra diminuir o índice de analfabetismo no Mundo, principalmente nos países pobres.
Mas apesar de toda dificuldade, eu acredito que isso é possível se houver principalmente empenho das autoridades em fazer investimentos na Educação e a dedicação dos profissionais que se aventurarem nessa empreitada.
Parafraseando o Grande Mestre Paulo Freire que diz que "Não há Educação sem amor", eu digo que não se pode alfabetizar se não amar muito o que faz. Se é difícil ser professor, ser alfabetizador é muito mais.
Parabéns a todos os alfabetizadores que ainda tentar alcançar essa grande meta: Acabar com o analfabetismo no mundo.
EU SOU ALFABETIZADORA, COM MUITO ORGULHO

2 comentários:

Vânia disse...

adorei a visita muito obrigada msm
o blog ta uma fofura bjs mill

Cátia disse...

Olá amiga!!! Qnt tempo!! Amei sua visita. Por aqui tb está tudo muito fofo!!!
Beijusssssssss.

Related Posts with Thumbnails

boas vindas


Recados e Imagens - Blogs - Orkut


Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.