quinta-feira, 29 de outubro de 2009

LEMBRANÇAS

Então o amor bate asas e passeia feliz pelo ar, simplesmente porque Longe É Um Lugar Que Não Existe.
Hoje conversando com um colega que está longe me veio de relance essa frase: "Longe é um lugar que não existe". Automaticamente me transportei para uns tempos idos quando, ainda na adolescencia, li esse magnífico livro. Relembrei as sensações que uma obra literária pode causar num leitor.
Lembrei que fiquei fascinada com cada frase e reflexão sobre a importância da amizade que o autor, Richard Bach, nos proporciona na obra.
Pra quem não o conhece recomendo com louvor. Acredito que esse livro continua a inspirar as relações de amizade que não dependem mais de tempo nem de espaço. Vivencio isso atualmente aqui, onde há milhares de quilômetros de distância conheca a cada dia pessoas tão especias.
Segue abaixo uma resenha do livro:
Longe é um lugar que não existe – Voando nas asas de Richard Bach

A literatura, como toda forma de arte, surge para apresentar ao homem perspectivas sobre a natureza da vida e do mundo. Assim ela faz uso dos recursos estéticos, expressando as interpretações e impressões que tem da realidade. Mas até aí vemos apenas conceitos e atributos estéticos, meros dados estáticos, explanações frias do que as coisas querem dizer. Ou melhor, do que queremos dizer com as coisas.

Então entra o amor, a verdade por trás de tudo, e dá movimento, cor, fundamento e razão para o que está escrito. Compreender o significado é privilégio de quem ama. Mais ou menos o que o Beija-Flor, a Coruja, a Águia, o Gavião e, sobretudo, a gaivota, vem ensinar ao leitor. Longe É Um Lugar Que Não Existe, diz o título. Richard Bach explica a frase contando a incrível história de uma viagem que começa no coração do Beija-Flor para chegar até uma festa de aniversário.

“A pequena Rae está crescendo e estou indo à sua festa de aniversário com um presente.” Essa é a fala que o narrador usa para iniciar seu diálogo com cada uma das aves, exceto a Gaivota. Como uma frase-chave, evolução da palavra, que estabelece contato com os pássaros e abre espaço para uma interação amistosa que além de trazer surpresas, traz grandes lições.
“Mais um ano longe de ser criança? Isso não me parece ser a mesma coisa que crescer”, diz o Gavião, convidando a uma reflexão, logo após encontrar um lugar pra pousar numa praia deserta. Já a Gaivota não poupa o verbo e do alto de sua sabedoria vai direto ao assunto: “Porque o importante é você saber a verdade. Até saber, até realmente compreender, só pode demonstrá-la em coisas menores, com ajuda externa, de máquinas, pessoas e pássaros.”
Uma história sobre o amor e a amizade, mostrando que o aprendizado é uma jornada capaz de levar aonde o desejo quiser, ao encontro do que e de quem desejar. "Longe É Um Lugar Que Não Existe" é um livro curto, leve e encantador. Com belíssimas ilustrações de Ron Wegen intercalando cada página da história, nos leva a aprender que “as únicas coisas que importam são as feitas de verdade e alegria, não as de lata e vidro.”
Longe É Um Lugar Que Não Existe convida o leitor para um passeio descompromissado e surpreendente, onde cada página ajuda a desvendar uma parte do mistério chamado vida. O livro nos coloca frente a frente com a descoberta de nós mesmos, observando que o amor transcende tempo e espaço. E na viagem o Beija-Flor pergunta: “Podem os quilômetros separar-nos realmente dos amigos? Se você quer estar com alguém a quem ama, já não está lá?”
Cada presente de um amigo é um desejo por sua felicidade.” Então o amor bate asas e passeia feliz pelo ar, simplesmente porque Longe É Um Lugar Que Não Existe. “Haveremos de nos encontrar outra vez, sempre que desejarmos, no meio da única comemoração que não pode jamais terminar.”
Por Tiago Mesquita

Um comentário:

Valdeir Almeida disse...

Silvana,

Embora eu não conheça Richard Bach, sempre pensei dessa forma. Longe é um lugar inexistente. Mesmo porque, a leitura é o único teletransporte que existe. Há também os amigos, que mesmo estando longe estão presentes no coração.

Quando puder, visite o meu blog, ok?

Beijos e um excelente final de semana pra você.

Related Posts with Thumbnails

boas vindas


Recados e Imagens - Blogs - Orkut


Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.