quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Blogagem coletiva: Dia dos Professores




Profissão: Professor

Que tarefa! Falar do professor, e do professor brasileiro...
A princípio parece ser algo fácil. Inevitavelmente as primeiras coisas que vêm na nossa cabeça ao pensar no tema são: Professores no Brasil são sofredores, recebem uma mixaria, não são devidamente valorizados e por aí vai.
Tudo isso pode até ter seu percentual de verdade mas, felizmente, não é apenas isso.
Ainda presenciamos e vivenciamos em nosso dia a dia momentos especiais. Desde o encantamento de ver uma criança desvendar suas primeiras letras, até acompanhar a trajetória de um ex aluno que alcança um belo título.
Não é nada fácil expor esse sentimento de contentamento que sentimos. Muitos vão nos criticar (até mesmo colegas de profissão). Como pode se alegrar porque um aluno que fez apenas sua obrigação: “aprendeu ou apreendeu” um conteúdo transmitido?
Mas o Professor verdadeiro, que trabalha por amor ao que faz, se alegra ou ainda mais: entusiasma-se e recarrega ali suas energias e esperanças para continuar a ganhar pouco, ser desvalorizado por muitos, ser humilhado e o que é pior, ser ignorado pela maior parte de uma sociedade.
Ser Professor, Educador é isso: enfrentar e vencer todos os obstáculos que a vida nos impõe, trabalhar com dedicação e amor à profissão escolhida e ter esperança que um dia, seremos valorizados, bem remunerados e respeitados.
Que bom saber que ainda existem bons professores no nosso Brasil.

Silvana Maria de Araújo

(Texto escrito especialmente para a blogagem coletiva 2009 tema: Professores do Brasil promovido pelo blog http://ponderantes.blogspot.com/)

3 comentários:

Sonia Regly disse...

Parabéns pela bela homenagem ao Dia do Mestre.Vim te convidar a conhecer o Compartilhando as Letras:

www.compartilhandoasletras.com

Luma Rosa disse...

Silvana, o grande problema da profissão de professor hoje em dia é que para conseguir a atenção dos alunos e do Estado, tem que agregar outras profissões, à original! Feliz dia!! Beijus,

Valdeir Almeida disse...

Silvana,

Se professor, além disso tudo, é não aceitar ser mal remunerado e lutar contra isso.

Abraços obrigado por ter participado desta coletiva.

Related Posts with Thumbnails

boas vindas


Recados e Imagens - Blogs - Orkut


Recados, Gifs e Imagens no Glimboo.